“Compensação e cegueira: um estudo historiográfico” revela-se como importante referência para o estudo teórico sobre a “deficiência” e o papel da educação como o principal instrumento para “compensar” e superar os limites impostos pelo mundo social.
O lançamento do livro é um momento especial na vida da autora, um momento de encontros e reencontros, onde a autora espera encontrar e contar com o apoio de amigos, familiares e colegas da área; um momento de comemoração, aplausos, registro de uma obra que transfere à diferentes gerações, uma história, uma vida.
O lançamento do livro é um momento especial na vida da autora, um momento de encontros e reencontros, onde a autora espera encontrar e contar com o apoio de amigos, familiares e colegas da área; um momento de comemoração, aplausos, registro de uma obra que transfere à diferentes gerações, uma história, uma vida.
Daniela Leal é doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP, especialista em Psicopedagogia e Educação Inclusiva e graduada em Pedagogia. Ministra aulas em cursos de graduação e pós-graduação, em disciplinas voltadas à psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento e às dificuldades no processo de escolarização. Também é autora dos livros Psicopedagogia Clínica: caminhos teóricos e práticos, Dificuldades de Aprendizagem: um olhar psicopedagógico e Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico (em sua 2ª edição, ampliada e revisada), pela Editora Intersaberes. Atualmente dedica-se à pesquisa de pós-doutorado em Psicologia, estudando especificamente o teórico austríaco Alfred Adler.
No livro Compensação e Cegueira: um estudo historiográfico, Daniela Leal traça um cuidadoso percurso sobre a história da cegueira – suas concepções e modos de tratamento –, levando o leitor a compreender a deficiência a partir de suas relações com a realidade social e histórica em que se insere. Por meio da análise dos conceitos de compensação e cegueira presentes em trabalhos produzidos por Adler e por Vigotski, entre as décadas de 1900 e 1930, a autora retrata uma construção teórica que supera os modelos explicativos vigentes na época ao explicitar o papel da sociedade na construção de barreiras que obscurecem o desenvolvimento e a participação social plena das pessoas com deficiência.
Serviço: Lançamento
Dia:3 Dezembro
19;hs
Local:
Livraria Cultura do Shopping Iguatemi,
Avenida Luiz Eduardo de Toledo Prado, 900. Ribeirão Preto
Tô pensando em fazer um artigo com você.
ResponderExcluirTopas?
Se topares, vou pensar no formato e conteúdo.
Beijo.
Oi Beth! Bacana, tamo junto!
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