Samba

Na década de 1930, os estudos sobre a cultura popular desenvolvidos por Mario de Andrade, já o levaram a Pirapora do Bom Jesus, com o intuito de registrar esta manifestação cultural popular que era o samba de roda de Pirapora, uma vez que guando menino já era levado pelos pais á festa do Bom Jesus.
Em 1937, no Largo da Banana, Barra Funda, persistia um velho núcleo de sambistas e jogadores de tiririca. Pé rachado e Geraldo Filme informam que na mesma época, nas praças da Sé, do Patriarca e do Correio, os negros também continuavam a se reunir para cantar, sambar e jogar tiririca.
De modo totalmente informal e sem qualquer instrumento, eles batucavam nas latas de lixo, caixas de engraxate e palma da mão. 
Outro local de reunião de sambistas de dia era a esquina da avenida São João com a praça do Correio, voltada para o vale do Anhangabaú, em meio aos bondes, buzinas e transeuntes apressados. Em geral, esses grupos eram formados apenas por negros que se reuniam para tocar seriamente e cantar.
SAMBA DO CAMÉLIA
Desde maio de 2011 é realizado todo terceiro sábado do mês com o melhor do samba de raiz e apresentação de composições originais. A comunidade pesquisa as letras e musicalidade das Velhas Guardas, dos compositores e dos sambistas consagrados e de outras comunidades de samba. 
Rua Juvenal Moreira,28. Travessa da Avenida Laranja da China. Vila Jacuí. Jardim das Camélias. Zona Leste.  (11) 9789.6269 (Sidney Medeiros)/ 9140.0207 (Ricardo de Macedo)
Comunidade do Samba Cidade Tiradentes




A Comunidade do Samba da Cidade Tiradentes reúne músicos de Cidade Tiradentes com o intuito de resgatar e valorizar a cultura por meio da música popular brasileira, com foco na cultura do samba de raiz. O grupo é composto por Cleiton Balbino, Anderson Balbino, André Menezes, Edgar Eduardo, Willian Carlos, Rafael Silva, Flaviano Matos e Michel Soto. 


COMUNIDADE MARIA CURSI
Foi fundada por um grupo de amigos e realiza suas apresentações de samba todos os sábados. O público tem a chance de conferir samba de raiz e de terreiro. Conta com consagrados nomes da música brasileira, assim como o de compositores da própria comunidade da Maria Cursi. Todos os sábados, das 20h às 00h. Avenida Maria Cursi, 799 - São Mateus (altura do nº 2680 da Av. MateoBei). Zona Leste.
Informações:9 9188-9186 c/ Reinan.

SAMBA DA ALEGRIA








No intuito de resgatar as origens do bairro cantando sambas antigos, inéditos e valorizando novos compositores, interpretes local e de outras regiões, visando não só a linguagem cultural como também o lado social, promovendo a auto-estima, solidariedade e cidadania.
Os encontros acontecem sempre aos 2º sábado de cada mês das 15 hs as 20 hs localizado na Rua Alegria, 312 - Brás SP/SP Zona Leste.
Visitem...Sambadaalegria.

SAMBA DA TENDA

A Roda de Samba da Comunidade Samba da Tenda é um projeto musical formado por profissionais de diversas áreas trabalhistas, atuando como voluntários no ultimo sabado do mês no CDC Tide Setúbal de São Miguel Paulista.
Visitem..Sambadatenda.
SAMBA DO ASFALTO









Criada em 2007 no bairro de Ermelino Matarazzo com o objetivo de resgatar o samba de raiz e proporcionar lazer e cultura para a comunidade.
Visitem..Projetosambanoasfalto.


SAMBA JORGE

O Projeto Cultural e Social Comunidade Samba Jorge, nasceu do desejo de um grupo de amigos que não queriam deixar a correria do dia-a-dia distanciá-los.  Então decidiram realizar mensalmente um encontro para matar a saudade, bater papo e tocar samba de raiz, que é paixão comum e unânime de todos os envolvidos.


TERREIRO DE COMPOSITORES 
Encontro de sambistas e compositores na Zona Leste, que se reúnem para apresentar suas músicas e evidenciar as composições de samba que são reunidas em um caderno para que todos possam acompanhar a letra e seguir a melodia.
Todas as quintas-feiras, das 20h às 23h.
Quadra da Escola de Samba Unidos de São Lucas – Rua Carminha,264. Parque São
Lucas, Zona leste. Entrada franca. (11) 7228-5080/9866-7270. terreirodecompositores@gmail.com.
http://terreirodecompositores.musicblog.com.br/

<<ESCOLAS DE SAMBAS>>



Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Leandro de Itaquera é uma escola de samba da cidade de São Paulo, localizada no bairro de Itaquera. Fundada em 3 de março de 1982
Confira o Link Abaixo

Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Nenê de Vila Matilde 
é uma das mais tradicionais escolas de samba da cidade de São Paulo.
Foi fundada em 1949 por Seu Nenê (*24/07/1921 - +04/10/2010), que foi presidente da escola por 47 anos
Confira o Link Abaixo


Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé.
 A escola foi criada em 1952, com o nome de Unidos de Vila Santa Isabel, em 1964, com a mudança de sua sede para a Rua Antonio de Barros, passou a chamar-se Acadêmicos do Tatuapé.
Confira o Link Abaixo


 G.R.C.E.S Escola de Samba Unidos de Santa Bárbara
A Escola de Samba nasceu do Bloco Carnavalesco Unidos de Santa Bárbara, que foi fundado em 17 de Novembro de 1988.
Confira o Link Abaixo

G.R.C.E.S ESCOLA DE SAMBA
AMIZADE ZONA LESTE
A entidade começou como um grupo de amigos, sempre junto fazendo uma Roda de Samba aqui, outra ali até que surge a idéia de fundar um Bloco Carnavalesco. A idéia foi tomando conta da mente da rapaziada até que numa linda tarde de sábado, no dia 12 de Março de 1995.

Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Unidos de São Lucas 
é uma escola de samba da cidade de São Paulo. Sediada no bairro Parque São Lucas (distrito de São Paulo), tendo participado do Grupo Especial, duas vezes, a escola foi fundada na década de 1970.
Rua Carminha, 264 - Pq. São Lucas - São Paulo
E-mail:
 contato@unidosdesaolucas.com.br

 Tel.: (11) 2337-7353
Confira o Link Abaixo.
G. R. C. E. S. Príncipe Negro de Cidade Tiradentes
Escola de Samba Príncipe Negro. Fundação: 23 de fevereiro de 1964 Localidade: Vila Prudente Primeiro desfile: Ano de 1965 no bairro da Lapa. Em 1996 Rossimara Vieira Isaias, mais conhecida como (Inhana), atual presidente da escola, junto com sua família e alguns moradores da Vila Prudente migraram para a Cidade Tiradentes.Confira o Link Abaixo. 


G.R.C.E.S. Mocidade Amazonense
O bloco foi fundado em 1983 por moradores do distrito da Ponte Rasa, entr eles, destavam-se José Luiz Barbosa, o Reco; o padre Ticão da Igreja de São Francisco de Assis; e o presidente da Associção de Moradores da Favela de Santa Inês.
Link...Blocoamazonense.com.br

G.R.C.E.S.Dom Bosco

A partir da criação de um Bloco de Rua, intitulado o “Bloco do Padre”, em 05 de fevereiro de 1989, com a proposta de oferecer brincadeiras saudáveis às crianças da região, no período de Carnaval. Em virtude da falta de recursos para aquisição de instrumentos de percussão, as crianças batucavam em latas vazias (de óleo, tinta), enquanto “desfilavam” pelos quarteirões próximos da Obra Social Dom Bosco.
End.: Rua Dr. Álvaro de Mendonça, 456 – Itaquera
Tel.: (11) 2205-1100
http://www.escoladesambadombosco.blogspot.com.br/

G.R.C.S.Unidos de Santa Bárbara

A Santa Bárbara foi criada como bloco carnavalesco em 1988, com a denominação G.R.C.B.S. Unidos de Santa Bárbara.
Os primeiros desfiles da entidade foram no próprio bairro, de forma meramente recreativa. De 1992 a 1995, a agremiação interrompeu suas atividades, devido ao falecimento do fundador e secretário-geral Everaldo Domingues.[3] A partir de 1996, se filiou à UESP, passando a desfilar como bloco de enredo. Bicampeã da categoria, transformou-se em escola de samba[4] , concorrendo pela última vez como bloco em 2008. Em 2009, fez sua estreia como escola de samba.[5]
End.: Rua José Cardoso Pimentel, 1b – Itaim Paulista
Tel.: (11) 2566-4461
facebook.com/unidosde.santabarbara


G.R.E.S. Mocidade Unida da Moóca
A Mocidade Unida da Mooca surgiu na década de 80, a partir do Bloco Solta Franga, que fazia desfiles, na época de carnaval e participava das festas durante o ano, pelo bairro da Mooca. A escola oficialmente fundada no dia 18 de março de 1987.Em 2009 foi a vice-campeã do Grupo 3 da UESP, com 175,25 pontos, garantindo o direito de desfilar no Grupo 2 da UESP, no ano seguinte, quando conquistou outro vice-campeonato sendo promovida ao Grupo 1. Endereço: R. Bresser, 2271 - Mooca, São Paulo - SP, 03162-030
    Telefone:(11) 2692-6775

G.R.C.E.S Uirapuru da Moóca

A Uirapuru da Mooca foi fundada em 1976, desfilando apenas até 1980 quando encerrou as suas atividades. Sidnei Aguilera de Almeida, atual presidente da escola, já frequentava outras escolas e já trabalhava em outra entidade, foi então que Sidnei, tendo o apoio da comunidade, teve a ideia de voltar com a escola.A escola ressurgiu dentro do Clube Esportivo Uirapuru, nome de um pássaro, e da mesma maneira eles resolveram voar. Retomaram a escola em 2001, vencendo o Grupo de Espera, fundaram nova diretoria e se desvincularam do clube, mas não das origens.Endereço: Rua Jaboticabal, 753 - Parque da Mooca, São Paulo - SP, 03188-001
    Telefone:(11) 98591-2360

2 comentários:

  1. OPa e ae blz?
    Tem mais duas escola que é a
    Mocidade Unida da Mooca (M.U.M)
    E a Uirapuru da Mooca
    Abçs...muito bom o site

    ResponderExcluir

Comente aqui!

Destaques

Especial! Mil Postagens - Destaques 2014!

Itaquera em Livro

Escritor Retrata o Bairro de Origem em Livro....

Capoeira

Mês de Agosto comemora o Dia da Capoeira..

Nelson Triunfo

Um dos Percussores do Movimento Hip Hop..

Carolina de Jesus

Mulher Negra e Pobre, Escritora Carolina de Jesus..

David Martins

Minha Vida ainda é o Rock ‘n’ Roll...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...